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RIO, 40 GRAUS - Cleonice Elias da Silva
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Rio, 40 Graus?,  de Nelson Pereira dos Santos,  não é somente  um marco do cinema brasileiro. Conhecido  como precursor do Cinema Novo, ou como uma visão  pessoal, particularmente  nacional  do   Neorrealismo  italiano, o filme  expôs e desnudou uma nossa realidade  como ainda   não  se  havia visto  por aqui.  Provocou represálias,  impactou,   de  tal  forma que houve perseguição e censura  e  proibição  de  ser exibido.  E  foi  a partir   do movimento  contrário  à tentativa de censura, ao  reunir de  modo  quase unânime todos  os que se  indignaram com  essa atitude  arbitrária, que se iniciou, de fato, um pensamento  consciente  sobre o que   seria   o   Cinema brasileiro.   Assim,  ao defenderem o trabalho de Nelson Pereira,  começou-se  a  se estruturar efetivamente essa verdadeira conscientização cinematográfica. Cleonice Elias  da  Silva analisa, portanto, não só o filme em  si,  sua estrutura e sua história (como vários  outros excelentes trabalhos já o fizeram), mas vai além e pensa na força das consequências históricas e na formação de nossa  inteligência relativa ao cinema.

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Historiadora graduada pela Universidade de São Paulo  (2009).   Mestre   em   História  Social  pela  Pontifícia   Universidade    Católica   de  São Paulo (2015), quando  estudou o filme  ?Rio,   40  Graus" (1955),   de  Nelson  Pereira  dos Santos, 1955) e a mobilização surgida entre   a  intelectualidade brasileira    após    sua   censura;   doutoranda  na mesma  área e instituição, com pesquisa  sobre os  filmes   da  cineasta Lúcia Murat referente  à ditadura   civil - militar  no Brasil. Entre  2012  e 2018,  foi professora de História  na Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Em 2018,  foi  aprovada  nos  processos  seletivos   para   os   cargos  de professora temporária da  Universidade do Estado   da    Bahia   e  da  Universidade   Estadual   de Londrina.   A partir de 2019, assumiu a função de Professora Coordenadora  da  área   de Ciências Humanas no  Núcleo Pedagógico  da  Diretoria de Ensino Sul 1.  Autora do livro "Cineastas Mulheres: Um  panorama histórico",  publicado pela editora LiberArs em 2018.

 


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