Descrição
Passando por cinco décadas da produção de Philippe Garrel, diretor francês parte da geração da Pós-Nouvelle Vague, desde o primeiro curta-metragem em 1964 até o longa-metragem A Fronteira da alvorada (2008), A Palavra e sua ausência não busca somente apontar as singularidades do seu trabalho, mas também traçar a sua origem. Para tanto, são comentadas as influências artísticas, intelectuais e biográficas do cineasta. Para aprofundar os debates suscitados por esse modo de encenar, ao longo dos capítulos são desenvolvidos diálogos entre a análise fílmica e conceitos vindos da Teoria Cinematográfica, da Psicanálise, da Teoria Literária e da Filosofia, além de informações técnicas relevantes. Tendo como principal foco o estudo do gesto e da fala na filmografia de Philippe Garrel, A Palavra e sua ausência investiga a produção de sentido através da movimentação do corpo dos atores e de sua expressão verbal, verificando a autenticidade do estilo de encenação do realizador e, consequentemente, o seu caráter autoral.
–
Cineasta, músico e pesquisador na área de audiovisual, Elcio Basilio é formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo com mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e doutorado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Após uma passagem de um ano pela Universidade Paris VIII, com o financiamento da bolsa CAPES, em 2020 defendeu a tese de doutorado “A palavra e sua ausência”, em torno do cineasta francês Philippe Garrel, texto que deu origem a este livro. Atualmente, segue investigando as interações entre linguagem verbal e corporal no cinema de arte, desenvolvendo a pesquisa “Diálogos da Incomunicabilidade” a respeito do diretor italiano Michelangelo Antonioni, mantendo um método interdisciplinar que concilia linguística, filosofia e psicologia à teoria cinematográfica.
Avaliações
Não há avaliações ainda.