Descrição
Coletânea de textos publicados ao longo dos últimos anos em periódicos como O Estado de S. Paulo, revista Cineplot e Psicologia em foco, além de ensaios a respeito de interações entre cinema e artes visuais e um breve percurso sobre um possível paideuma do cinema brasileiro.
“Acredito que o resgate de filmes essenciais do cinema como estes que Donny Correia analisa neste livro contribua, primeiramente, para ampliar seu valor de exposição para as novas gerações de estudantes e apreciadores da arte. Mas, arrisco dizer que quando nos debruçamos sobre obras-primas destes diretores, alimentamos, também, uma espécie de valor de culto.
Um culto novo, à provocação, ao risco e, essencialmente, à vanguarda. Pode ser que estes filmes nunca tenham a aura descrita por Walter Benjamin. Ou pode ser que estejamos apenas no meio do processo de construção dessa aura”. (Franthiesco Ballerini, jornalista e cineasta, autor do prefácio)
Donny Correia é mestre e doutor em Estética e História da Arte pela USP e crítico de cinema. Também é escritor e poeta, tendo publicado, entre outros, “Corpocárcere” (2013) e “Zero nas veias” (2015). Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Psicologia em foco (PUC -PR). Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Sesc e Academia Internacional de Cinema e Sesc. Sua obra mais recente é uma compilação das críticas cinematográficas do poeta modernista Guilherme de Almeida, publicado em 2016 pela editora Unesp: “Cinematographos de Guilherme de Almeida – antologia da crítica cinematográfica”.
contato: donnycorreia@usp.br
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