Descrição
O presente trabalho tem o intuito de investigar e analisar a abordagem ética e estética no pensamento de Emmanuel Lévinas, tendo em consideração as afinidades e as incongruências em relação aos conjuntos musicais Pink Floyd e Rush. Terá em vista o aspecto da alteridade como ponto de partida para a relação com outrem, assim como a análise crítica relacionada ao que Lévinas reflete a partir de uma estética da alteridade. Pretende-se explorar a suspeita levinasiana de que a noção da obra de arte repercute nos temas da ética, sendo um parâmetro de desafio para as relações intersubjetivas. A partir da leitura de textos do filósofo, assim como uma análise estética do álbum The Wall, do Pink Floyd e da obra 2112, da banda Rush pretende-se uma reflexão comparativa entre as duas abordagens filosóficas e estéticas, procura-se investigar até que ponto este diálogo reflexivo é pertinente, assim como salientar quais são suas consequências e lacunas que ocorrem na presente reflexão. Um aspecto central de enquadramento desse diálogo é a percepção estética em Lévinas, vista como perspectiva que sublinha seu pensamento ético.
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Marcelo Sterpheson Alvarenga Ribeiro
Moro na capital paulista, admirador de toda a obra estética do conjunto de Rock n roll: Pink Floyd. Sou formado em Filosofia, especialista em Filosofia Contemporânea e mestre em Ciência da Religião, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. A linha de pesquisa do meu mestrado é filosofia da religião, onde estabeleço um diálogo sobre ética com o pensador Emmanuel Lévinas. Professor com mais de dez anos na área da sociologia, filosofia e ensino religioso. Pesquisador pela CAPES na epistemologia sociológica do Realismo Critico. Pesquisador pela UFJF da obra ‘Ser e tempo’ de Martin Heidegger.
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