Descrição
‘RIO, 40 GRAUS: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica’ é análise de como o primeiro filme de Nelson Pereira dos Santos, além de ser o ícone do cinema brasileiro como o conhecemos, também impulsionou a criação de um verdadeiro pensamento nacional sobre a arte. Cleo Elias demonstra como, através do movimento dos principais intelectuais contra a censura e proibição que o Estado tentou impor ao filme, começou-se a organizar uma autêntica consciência de nossa própria arte.
Cleo Elias : Historiadora graduada pela Universidade de São Paulo (2009). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), quando estudou o filme ‘Rio, 40 Graus” (1955), de Nelson Pereira dos Santos, 1955) e a mobilização surgida entre a intelectualidade brasileira após sua censura; doutoranda na mesma área e instituição, com pesquisa sobre os filmes da cineasta Lúcia Murat referente à ditadura civil – militar no Brasil. Entre 2012 e 2018, foi professora de História na Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Em 2018, foi aprovada nos processos seletivos para os cargos de professora temporária da Universidade do Estado da Bahia e da Universidade Estadual de Londrina. A partir de 2019, assumiu a função de Professora Coordenadora da área de Ciências Humanas no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Sul 1. Autora do livro “Cineastas Mulheres: Um panorama histórico”, publicado pela editora LiberArs em 2018.
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