Descrição
Maurício Cardoso
O minucioso trabalho de pesquisa e pensamento de Maurício Cardoso proporciona ao clássico filme de Leon Hirszman, de 1972, sua justa proporção: não somente o de uma adaptação do grande romance de Graciliano Ramos, mas principalmente em sua especificidade de obra cinematográfica de belo rigor artístico, e também (e por causa disso) como uma contundente obra de reflexão e crítica política e social, ancorada no seu momento histórico. ‘São Bernardo’, de Hirzman, portanto, como obra de arte do cinema brasileiro e uma impactante resposta ao regime autoritário de violência e repressão exercido pela ditadura militar.
A Desconcertos Editora tem orgulho de apresentar este trabalho de mestrado do professor da USP Maurício Cardoso, uma pesquisa que, pelo seu rigor científico e acadêmico, mas igualmente por ser tão bem escrita, merece figurar como uma valorosa reflexão a mesclar Cinema e História, Arte e Ciência, Política e paixões humanas.
Maurício Cardoso Formado em História pela Universidade de São Paulo (1996), finalizou o mestrado, em 2002, sobre o filme de Leon Hirszman, São Bernardo. Concluiu, em 2007, o doutorado sobre o cinema de Glauber Rocha pela USP e pela Université Paris Nanterre. Atualmente, é professor no Departamento de História da USP, onde ministra disciplinas sobre ensino de História e narrativas e realiza pesquisas sobre produção audiovisual brasileira, indústria cultural e história pública. Publicou os livros Fátima Toledo: interpretar a vida, viver o cinema (Liber Ars, 2014) e Uma história Dramática do Cinema Brasileiro (Liber Ars, 2017), O Cinema Tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (Liber Ars, 2017), além de artigos e capítulos de livro sobre cinema brasileiro.
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