Descrição
A História Cultural apareceu como uma militante disposta a chacoalhar os ditames até então impostos pela historiografia dominante, tentando responder às questões capciosas próprias de nosso tempo, chamando a atenção para o fato de que os sinais de sua compreensão são mais bem notados nos labirintos e nas entrelinhas, do que propriamente no texto em si. É nos labirintos que são mais bem sentidos, percebidos, dados a ser. Essa percepção foi fundamental para a elaboração de uma proposta que visava, por um lado, ampliar os conhecimentos historiográficos de um grupo seleto de alunos, e de outro, propiciar o alargamento das fronteiras entre os domínios da História e áreas afins. As urdiduras de Ariadne foram cantadas ao longo do tempo por diversas gerações de intelectuais que usam seus fios como forma de metaforizar o processo de construção de algo complexo. No caso da História Cultural, esta metáfora nos pareceu bastante pertinente dada a aplicabilidade prática de sua utilização. As contribuições da História Cultural aos labirintos do Patrimônio, Linguagens e Movimentos Sociais (três dos eixos mais produtivos na historiografia recente) contemplam approaches multifacetados, próprios da historiografia contemporânea.
Este livro é resultado de alguns trabalhos apresentados como conclusão de curso na Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo, oferecida pelo Centro de Educação à Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (CEAD-UFJF) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), Polo Santos-SP.
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