Descrição
Em maio de 1733 ocorreu em Vila Rica, então capitania de Minas Gerais, a celebração Triunfo Eucarístico. A festa de cunho religioso e cívico comemorava a transferência do Santíssimo Sacramento da Igreja do Rosário para a matriz de Nossa Senhora do Pilar. Foi relatada por Simão Ferreira Machado, morador das Minas, e publicada em Lisboa, em 1734. O festejo é um complexo de manifestações cênicas estruturado por procissões, carros e arcos triunfais, cavalhadas, touradas, apresentações de espetáculos teatrais, números musicais, danças e rezas.
O trabalho de Mariana Mayor procura compreender a festa mineira, organizada por irmandades religiosas, do ponto de vista da relação entre formas teatrais e formações culturais. O ponto de partida são os modelos europeus em jogo e o processo pelo qual essas formas se aclimataram no Brasil.
A festividade é um estudo de caso que permite discutir questões importantes da produção cênica do século XVIII, sempre relacionada de maneira intrínseca com a religião e a política do período. O estudo das formas teatrais ligadas a esse acontecimento pode fornecer material para uma maior compreensão das características pouco estudadas do teatro colonial na primeira metade do século XVIII no Brasil.
Mariana Mayor é atriz, professora e pesquisadora de História do Teatro Brasileiro. Ingressou em 2016 no doutorado (ECA/USP) para estudar as Casas da Ópera na América Portuguesa no final do século XVIII. Foi professora substituta do IA/ UNESP (2015/2016) e bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian, em Portugal (2018/2019). É integrante do LITS – Laboratório de Investigação em Teatro e Sociedade da USP, coordenado pelo prof. Dr. Sérgio De Carvalho.
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